em Enem & Vestibulares

A missão da Meritt é transformar a educação do Brasil, oferecendo para gestores, professores e alunos a melhor experiência com dados, garantindo decisões mais inteligentes.

Boa parte da concretização desse objetivo passa pelo QEdu – a maior fonte de informações educacionais do Brasil. O QEdu é um portal aberto e gratuito, onde você irá encontrar informações sobre a qualidade do aprendizado em cada escola, município e estado do Brasil. Com ele, toda a sociedade brasileira tem a oportunidade de conhecer melhor a educação no país.

Nosso trabalho é hoje reconhecido por uma infinidade de escolas, secretarias de educação, empresas, fundações e organizações não-governamentais.

O portal conta com páginas para todas as escolas, cidades e estados do Brasil. Há dados do Ideb, Prova Brasil, Censo Escolar e Enem, para que os usuários encontrem informações que vão desde a qualidade do aprendizado à infraestrutura das escolas. No QEdu, você fica sabendo, por exemplo, quantos alunos aprenderam aquilo que é adequado para cada etapa e consegue, assim, compreender melhor a qualidade da educação no Brasil em diferentes níveis de ensino e localizações.

Além disso, os dados disponíveis podem ser filtrados e contextualizados, o que auxilia gestores e professores a tomar decisões estratégicas baseadas em dados reais. Por isso, no QEdu, o usuário se sente convidado, confortável e seguro ao navegar e descobrir uma nova forma de usar os dados da educação brasileira.

Informações disponíveis

Confira abaixo as informações disponíveis, já com “links” diretos para os dados do Brasil:

Esse é um projeto inédito desenvolvido em parceria entre a Meritt e a Fundação Lemann, no qual aplicamos tecnologias inovadoras e referenciais teóricos sólidos para dar vida aos números sobre a educação brasileira.

Quem usa o QEdu

Professores, gestores, pesquisadores e muitas outras pessoas em todo o Brasil já utilizam o QEdu frequentemente para diagnosticar a situação da educação nas redes de ensino e nas escolas, elaborar o planejamento estratégico e pedagógico e acompanhar os resultados obtidos.

Veja alguns depoimentos de quem utiliza o QEdu:

“O QEdu contribui bastante para pesquisarmos os dados da educação no nosso município e alertar os docentes sobre o Ideb de cada unidade de ensino.”
Eliel Marcos Fernandes, Diretor – Águas de Lindóia – SP

“Mais importante que a média ou a nota é a escola entender onde estão os alunos que ela está formando. Louvável mesmo a iniciativa de organizar uma ferramenta como essa!”
Raph Gomes Alves, Secretaria Estadual de Goiás – Superintendente de Inteligência Pedagógica – Goiânia – GO

“O QEdu norteia nossos trabalhos, inclusive contribuindo com as avaliações que geram as intervenções junto das unidades de ensino e das equipes escolares”.
Angela Regina Couto, Secretária de Educação – São Sebastião – SP

 

Assista também a alguns vídeos de quem já utiliza o Qedu:

Saiba quem mais está utilizando o QEdu em http://www.qedu.org.br/depoimentos.

Como surgiu o QEdu

Há algum tempo, várias instituições e pesquisadores que debatem as políticas públicas em educação apresentam a necessidade de que escolas e redes de educação utilizem informações produzidas a partir da Prova Brasil. Antes do QEdu, as secretarias de educação tinham disponíveis somente o rendimento médio dos alunos; as escolas, por sua vez, tinham a distribuição dos alunos em níveis da escala SAEB.

Como a média frequentemente não é representativa e a escala SAEB ainda não é de fácil entedimento, as informações produzidas eram pouco utilizadas. Por iniciativa de alguns pesquisadores e instituições, os dados da Prova Brasil passaram a ser tratados,  permitindo que a sociedade tomasse conhecimento sobre o potencial desses dados.

Em 2010 a Meritt teve a oportunidade de apresentar o Portal Ideb à equipe da Fundação Lemann, uma iniciativa voltada a melhorar a divulgação do indicador e seus componentes. A ótima recepção da Fundação motivou a equipe da Meritt a apresentar uma proposta ambiciosa para “dar vida” aos dados da Prova Brasil. De dezembro de 2011 até outubro de 2012, a equipe da Meritt e da Fundação Lemann trabalharam intensamente na construção do QEdu.

Em 2013, fizemos um ano de existência com mais de 1 milhão de acessos. Veja a página especial que preparamos para comemorar esta data tão especial para o QEdu: http://www.qedu.org.br/aniversario-qedu-1-ano

Reconhecimento da mídia

Desde então, diversos veículos de comunicação têm utilizado o QEdu como fonte dos dados sobre a educação básica brasileira, já que a busca é mais rápida e fácil do que as fontes primárias dos dados. Além disso já produzimos diversas reportagens originais.

QEdu  Descubra uma nova forma de explorar dados sobre educação

Veja abaixo algumas das reportagens:

 QEdu é premiado

O reconhecimento do QEdu não para por ai. Em julho deste ano, o QEdu venceu o Prêmio Mário Covas, na categoria de projetos não-governamentais. O prêmio reconhece iniciativas inovadoras e de excelência que apoiam a modernização da administração pública paulista e, desde sua penúltima edição, passou a aceitar inscrições de projetos da sociedade civil. O QEdu, um dos primeiros projetos não-governamentais a serem premiados, foi reconhecido por disponibilizar dados oficiais em um formato que facilita o acesso e o entendimento de toda a sociedade.

Quer saber mais sobre o QEdu, o que ele pode te oferecer e como você pode apoiar este projeto? Acesse http://www.qedu.org.br/sobre e descubra!