em Enem & Vestibulares

Você é daqueles que fica imaginando como seria se a sua escola e seus alunos estivessem entre os primeiros colocados no Enem? Saiba que você não é o único. Quando participamos da Feira Educar, realizada em maio deste ano em São Paulo, descobrimos que muitos professores e diretores não tinham a menor ideia do que fazer para que a escola melhorasse o desempenho dos alunos na prova – e muitos não sabiam nem mesmo qual é a dimensão do exame.

Para convencê-los da importância do Enem na vida da escola e dos alunos, mostramos que o Enem é hoje uma das maiores portas de entrada para o ensino superior público e privado no país. Porém, o mais importante foi fazê-los perceber que é possível ser excelente no Exame, não importa o tamanho da escola, sua localização ou qualquer outra característica.

Como melhorar o seu desempenho no Enem?

Usando dados reais de desempenho dos alunos no Exame, é possível melhorar o ensino e as estratégias para se posicionar no mercado como uma escola de excelência. Esses dados do Enem são disponibilizados todos os anos pelo Inep, em longas planilhas descontextualizadas e de difícil interpretação.

“É por isso que professores e gestores não procuram esses dados para os auxiliar na melhoria do ensino, pois, apesar de públicos, não são de fácil acesso e não fazem sentido, já que não são contextualizados”, explica Ricardo Fritsche, co-fundador e coordenador do +Enem.

O +Enem Meritt é um produto inovador que ajuda a escola a olhar para o Exame Nacional do Ensino Médio com uma visão estratégica e, ao mesmo tempo, pedagógica, utilizando dados de maneira que a leitura seja fácil, prática e totalmente contextualizada. Isto permite que gestores e professores foquem no que é realmente necessário para a escola e seus alunos. Júlia Fontes, professora de uma das escolas presentes no evento, ficou surpresa com as possibilidades que o uso de dados pode dar a uma escola.“Eu nem sabia que essas informações ficavam disponíveis, ainda mais que elas poderiam ajudar tanto assim uma escola a se tornar referência no Enem”, confessou.

Novas experiências e feedbacks

Quando apresentamos o +Enem na Feira Educar, estávamos em uma primeira etapa de validação do produto. Os feedbacks recebidos durante o evento de escolas que hoje são destaque no Enem – e também daquelas que almejam se posicionar entre as melhores no exame – foram muito importantes para que o produto pudesse evoluir e se colocar hoje como referência quando o assunto é dados e resultados.

Vários membros do time que se dedica ao +Enem estiveram presentes no evento. Sair da frente das planilhas e dos computadores foi essencial para que eles pudessem compreender o que o usuário final espera.

“É muito mais motivador quando vemos que nosso trabalho é importante e faz sentido para as pessoas. Particularmente, gosto de saber o que elas pensam do produto e como elas reagem aos diferentes formatos de organização dos dados”, disse Marlon Silveira, designer responsável pela identidade visual do projeto.

Assine o nosso Blog e acompanhe a nossa página no facebook para ficar por dentro de outros eventos em que os Meritts estarão presentes. Acreditamos que esssa interação é a chave do sucesso para o produto e para o cliente.

Ficou curioso e gostaria de conhecer melhor o +Enem?

Acesse o nosso site e descubra como podemos ajudar sua escola a virar referência no Exame Nacional do Ensino Médio.