em Enem & Vestibulares

Calma, diretor! Se sua escola não teve os resultados do Enem divulgados no site do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), ainda há outras formas de consegui-los. Em um artigo anterior, explicamos que o Inep tem três formas de divulgar os resultados das escolas no exame, cada um com suas particularidades: no site do Inep, por planilhas disponibilizadas para a imprensa e em forma de microdados. A primeira divulgação dos resultados das escolas no Enem 2013 será feita em novembro, com data prevista para o dia 27. Essa divulgação será feita no site do Inep.

Critérios para divulgação das médias das escolas

Para o cálculo da proficiência média, em cada uma das provas objetivas e da redação, foram consideradas apenas as unidades escolares que tiveram, concomitantemente:

  • no mínimo 10 estudantes concluintes participando do exame, dentre os estudantes declarados ao Censo Escolar e;
  • no mínimo 50% de estudantes concluintes participando do Enem, dentre os estudantes declarados ao Censo Escolar.

Assim, mesmo que uma escola possua 12 alunos matriculados nessa etapa de ensino e 6 deles participem do Enem (o que contabilizaria 50%), ela não terá as notas divulgadas, pois não atingiu o mínimo de 10 alunos participantes.

Outro problema que pode acontecer é de o número de alunos matriculados e/ou inscritos não estar correto. Para resolver isso você pode contestar o resultado.

Como contestar o resultado?

*Atualizado em 02/12/2014.

Para o ano de 2013, o Inep aprimorou a validação dos alunos participantes a partir da comparação fonética entre o nome disponibilizado no Censo Escolar e o nome que o aluno preencheu na ficha de inscrição. Entretanto, a comparação fonética pode não encontrar alguns nomes – assim, poderá haver supernotificação ou subnotificação.

Supernotificação

Alunos que não mais estavam matriculados na escola no momento de inscrição no Enem 2013 e que,  por equívoco, se inscreveram  como concluinte e indicaram a escola como local de conclusão. Caso os alunos corretamente matriculados compareçam, podemos ter uma taxa de participação acima de 100%.

Subnotificação

Por outro lado, podemos ter subnotificação. Ocorre em casos de alunos devidamente matriculados no 3º ano em 2013 e que não indicam a escola como a instituição a que estão vinculados ou não indicaram ser concluintes.

O recurso

Como, de antemão, não é possível a escola saber os motivos de  não ter os seus resultados divulgados, caso a percepção da direção for de que mais de 50% dos seus alunos se inscreveram e estiveram presentes nos dois dias de prova, recomendamos que se protocole um recurso junto ao Inep.

Segundo as orientações presentes nas notas técnicas, não é possível contestar os registros realizados no EducaCenso. Portanto, sugerimos anexar a listagem nominal dos matriculados ao final do mês de maio de 2013 no email a ser enviado ao Inep.

Disponibilizamos, a seguir, as orientações e o formulário, em uma versão mais funcional do que a liberada nas notas técnicas.

Clique aqui para baixar o formulário.

Observações:

1 – Conforme Portaria nº 533, de 30 de outubro de 2014, não serão aceitos recursos referentes a dados do cadastro do Censo Escolar, publicado no DOU em 30 de dezembro de 2013.

2 – Os recursos deverão ser encaminhados pelo dirigente da unidade escolar para o e-mail: enem.escola2013@inep.gov.br, com o seguinte título: (Código da Escola) – (Nome da Escola) – (UF). Exemplo: 12345678 – Escola XYZ – DF

Diferencial do +Enem

Para construir o +Enem, a Meritt utiliza o formato de microdados, que são divulgados após os resultados no site. Isto porque os microdados são muito mais completos e possuem todos os dados dos alunos que realizaram a prova no Brasil, permitindo que as escolas possam ir muito além das médias. Assim, caso sua escola possua um número considerável de alunos matriculados no último ano do ensino médio, mas não teve os resultados divulgados por não terem 50% deles participando de todas as provas do Enem, o +Enem pode te ajudar.

Por exemplo: caso a sua escola possua 150 alunos matriculados no último ano do ensino médio, mas apenas 67 tenham participado da prova, ela não terá os resultados disponibilizados no site do Inep, pois sua participação foi de apenas 45%. O +Enem considera, no entanto, que esses dados são sim representativos para a escola e que ela pode utilizá-los para elaborar o plano estratégico e pedagógico da instituição.

A intenção da Meritt com o +Enem também é promover ações mais inteligentes com facilidade, qualidade e uma incrível experiência de uso. O +Enem apresenta os dados de performance dos alunos, os pontos fortes e fracos que precisam ser trabalhados e quais são as melhores estratégias para que a escola melhore no exame.

Ficou interessado? Então descubra mais aqui: maisenem.meritt.com.br