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Recentemente, o Inep (autarquia do MEC responsável pelo Enem) publicou, no Diário Oficial da União, as regras para a divulgação dos resultados das escolas no Enem. Alguns aspectos das divulgações anteriores foram mantidos e outros acrescentados. Dentre os acréscimos merecem destaque os indicadores contextuais:

Art. 3º …. Apresentar-se-ão, ainda, a taxa de participação da unidade escolar e indicadores contextuais, a serem considerados na análise dos resultados.

Mas, afinal, o que são “indicadores contextuais”?

Indicador de contexto é uma informação que representa um conjunto de dados agregados. Se estivéssemos comparando o tempo recorde obtido em provas de maratona em distintas cidades, elementos como o tipo de piso, horário da corrida, topografia do terreno, altitude do lugar, etc. seriam informações de contexto muito relevantes para estabelecermos a comparação.

Quais indicadores de contexto o Inep irá divulgar juntamente com as médias das escolas no Enem?

Oficialmente, o Instituto não se pronunciou. Mas para instituições como a Meritt – que acompanham os estudos em avaliação em larga escala, como o Enem – é possível deduzir o uso de pelo menos um indicador, visto a sua relevância para os pesquisadores: é consenso que aspectos externos à escola têm grande influência sobre a proficiência dos alunos e portanto devem ser ponderados quando os resultados são analisados.

Trabalhando com dados sobre escolaridade dos pais, serviços e produtos presentes em casa, é possível classificar os alunos em níveis socioeconômicos. Ao cruzarem o nível socioeconômico com os pontos dos alunos, os pesquisadores concluíram que, no Brasil, esse é o principal fator externo à escola a influenciar o aprendizado e, portanto, a proficiência.

Nível socioeconômico e a prova do Enem

Para a divulgação dos resultados das escolas no Enem 2013, a Meritt tem a convicção de que o Inep irá divulgar pelo menos o nível socioeconômico das escolas. Duas evidências levam-nos a essa conclusão.

  1. tese de doutorado do Rodrigo Travitzki é um dos trabalhos mais conhecidos sobre a influência do nível socioeconômico nos resultados. A conclusão do pesquisador é que, na média, o nível socioeconômico influencia até 75% do resultado da escola. Isso significa que em uma comparação de resultados entre duas escolas, até ⅔ da diferença pode ser influenciada pelo perfil do aluno e não pelo fator escola. É um valor bastante elevado para um fator externo;
  2. Em outubro, o Inep divulgou os resultados das escolas na Prova Brasil, uma avaliação em larga escala aplicada a alunos do 5º e 9º anos de escolas públicas. Pela primeira vez, dois indicadores de contexto foram divulgados para cada escola: o nível socioeconômico e a formação dos professores (clique na imagem abaixo).

Por que indicadores de contexto?

Os indicadores de contexto são essenciais para que você não erre na análise e interpretação dos dados. Sua função, portanto, é permitir uma melhor compreensão dos resultados e possibilitar comparações mais justas. O indicador pode ser quantitativo ou qualitativo. Tem dúvidas sobre como fazer comparações corretas? Deixe sua pergunta nos comentários.