em Enem & Vestibulares

Sisu +Enem

O Sistema de Seleção Unificada, também conhecido como Sisu, foi criado em 2011 pelo Ministério da Educação (MEC) e é por intermédio dele que grande parte das instituições públicas de ensino superior oferecem suas vagas para os interessados em matricular-se em seus cursos. E o Enem é a única nota para a seleção por meio do Sisu, e por isso se tornou um desafio para todas as escolas de ensino médio. Na primeira edição do Sisu de 2015, que aconteceu no final de janeiro, 2.791.334 de candidatos disputaram 205.514 vagas. Do total de inscrições, 51,9% foram pela ampla concorrência, 42,7% pela lei de cotas e 5,4% para ações afirmativas.

Praticamente todas as universidades federais estão no Sisu, além dos institutos tecnológicos (IFs/CEFETs) e faculdades estaduais. O Sisu ampliou muito a concorrência pelas vagas, mas, ao mesmo tempo, trouxe oportunidades únicas para os alunos, que podem se aventurar em diferentes cursos e localidades pelo Brasil. Porém, esse novo cenário gerou dois grandes problemas.

Como o sistema do Sisu é fechado, os estudantes e as escolas não têm acesso aos detalhes sobre vagas, como locais de oferta, número de vagas e notas de corte (com os pesos de cada área e redação). Com suas notas do Enem ou simulado em mãos, um aluno tem dificuldade em avaliar em quais cursos teria chance de aprovação, por não ter acesso aos dados do Sisu. Já as escolas ficam com limitações e sem informações para orientar os pais e alunos.

O segundo desafio é para as escolas de ensino médio, que perderam o acesso ao principal indicador de seu sucesso: as taxas de aprovação por curso.

Usando os dados do Sisu

Para resolver esses problemas, nosso time mergulhou nos dados do Sisu e criou uma ferramenta inédita. A partir de agora, no +Enem, é possível ver o mapa da oferta de cursos no Sisu, as notas de corte de todos os cursos e universidades do Brasil e a probabilidade de aprovação dos seus alunos e alunos de outras escolas. Se você se perguntava qual é a real chance dos seus alunos em cada curso, acabamos de lhe trazer essa resposta!

Um detalhe importante: conseguimos em primeira mão os dados detalhados do Sisu 2015, que aconteceu há 2 semanas!  =) Veja abaixo o resultado.

Ainda não usa o +Enem? Clique aqui para conhecer a plataforma e experimentar gratuitamente a ferramenta do Sisu e outros recursos inédios para você conhecer a sua concorrência e largar na frente.

Universidades e institutos tecnológicos

Como mencionamos, praticamente todas as instituições públicas de ensino superior estão no Sisu. Na ferramenta, é possível navegar em todas elas, visualizando detalhes importantes como a forma de ingresso, os campi, vagas e cursos ofertados.

sisu1

Você pode também navegar em um mapa interativo inédito. Com esse tipo de ferramenta em mãos, não é difícil mostrar para um pai interessado o quão preparada a escola está para o Enem.

sisu2

Ofertas de vagas

A visualização das vagas oferecidas pode ser feita por dois caminhos: escolhendo uma universidade específica ou selecionando um curso. No segundo caso, serão apresentadas todas as ofertas para o curso em todas as instituições do Brasil.

É possível ver o número de vagas ofertadas, diferenciando-se ofertas do 1º e 2º semestre, além de detalhes como o campus e período do curso. Cada curso tem uma nota de corte específica, que pode considerar para o cálculo o peso igual para todas as áreas e redação ou pesos diferentes. Caso os pesos sejam diferentes, é importante estar atento para priorizar uma área de estudo.

sisu3

A tabela pode ser filtrada e ordenada, permitindo explorar os cursos mais difíceis ou diferentes locais de oferta.

Taxa de aprovação

Para calcular a provável taxa de aprovação da escola em um curso, usamos os dados detalhados do Enem, onde as notas por área de cada aluno estão armazenadas (saiba mais sobre os dados). Com isso, calculamos quantos alunos têm a nota maior que a nota de corte do curso escolhido, levando em conta o peso de cada área e redação.

Para permitir uma comparação, apresentamos a provável taxa de aprovação dos grupos de escolas semelhantes. Assim, a escola pode entender o quão bem está desempenhando.

Alexandre Oliveira, co-fundador da Meritt e especialista no Enem, apresenta um ponto de atenção:

“É importante a escola entender que esse indicador de aprovação é uma simulação, não representando a porcentagem de alunos que foram efetivamente aprovados no curso, no Sisu. Porém, pode ajudar muito a escola, pois é um parâmetro de sucesso que vai além das suas médias, permitindo um diagnóstico real sobre quantos alunos efetivamente a escola pode aprovar no ensino superior público.”

Ferramenta para os alunos

Aproveitando o embalo da criação dessa ferramenta, também desenvolvemos o Guru do Sisu, um aplicativo exclusivo e gratuito onde os alunos podem informar suas notas no Enem ou em simulados para saber em quais cursos e universidades seriam aprovados.