em Enem & Vestibulares

Todos os anos, o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Anísio Teixeira (Inep), autarquia do Ministério da Educação (MEC) responsável por fazer os levantamentos da educação básica brasileira, divulga as notas das escolas no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). É o momento em que todos os colégios que oferecem o ensino médio devem ficar atentos, já que esses dados são muito úteis para o planejamento estratégico e pedagógico.

Esses dados são lançados de três formas distintas, cada uma com suas especificidades:

  • No site oficial do Inep
  • Planilhas para a imprensa
  • Microdados

Divulgação pelo site

Pelo site, o Inep divulga as notas das escolas e a distribuição dos alunos em cada faixa de proficiência. Porém, só ficam disponíveis para consulta os dados de escolas com mais de 50% de participação entre os alunos concluintes do ensino médio na instituição, sendo que estes devem contabilizar pelo menos 10 estudantes.

Para exemplificar, imagine uma escola que possui 12 alunos concluintes matriculados nessa etapa de ensino. Neste caso, não basta que 50% deles participem, já que somariam apenas 6 alunos. Seria então necessário que pelo menos 10 participassem do exame para que as médias da escola aparecessem no site, pois assim estariam dentro dos dois critérios definidos pelo MEC.

Sobre esta forma de divulgação, dois pontos são essenciais:

  1. O Inep não disponibiliza dados de todas as edições do exame, apenas a mais recente, ou seja, é impossível obter o histórico de desempenho dos alunos e das escolas por meio do site;
  2. O site é a única fonte que atualiza a nota de uma escola sempre que ela muda em decorrência de decisões judiciais. Isto porque, logo após a divulgação dos dados, algumas escolas entram com recursos jurídicos para contestar os resultados alegando algum erro no número de participantes, matriculados ou inscritos.

Estes erros podem ocorrer pois são os alunos que informam a escola na qual estão matriculados e os dados são conferidos com os do Censo Escolar. Assim, se houve algum erro no preenchimento do Censo ou se os alunos passaram a frequentar a escola após a realização da prova, estas diferenças irão aparecer na divulgação do resultado do Enem.

Quando os recursos são deferidos em favor de alguma escola, apenas o site do Inep apresenta as mudanças. Os microdados e as planilhas que já foram divulgadas não são atualizados. Por isso, em algumas fontes, os dados podem ser encontrados com equívocos.

Divulgação pelas planilhas

O Inep também divulga anualmente os dados das escolas que estejam dentro dos critérios mencionados anteriormente em planilhas do Excel. No entanto, essas planilhas não possuem nenhuma padronização de formato e podem variar de ano para ano, dificultando a leitura das informações. Elas são comumente divulgadas para a imprensa, porém de forma embargada, isto é, seus dados não podem ser utilizados e divulgados por um determinado período.

Como o Inep divulga os dados das escolas através de um sistema, essas planilhas não ficam disponíveis para serem baixadas nos sites oficiais do governo. Alguns sites eventualmente guardam e disponibilizam estes materiais. O G1, por exemplo, disponibiliza estes dados em formato .pdf.

Mais Enem Resultados INEP por planilhas G1

Divulgação pelos microdados

Os microdados do Enem são disponibilizados algum tempo depois das duas divulgações acima. São sempre mais completos, pois reúnem muitos outros dados além dos já disponibilizados. Com os microdados, por exemplo, é possível ter acesso ao resultado de todas as escolas, mesmo quando a taxa de participação é menor do que 50%.

Os microdados podem ser recuperados no site no Inep e contém o registro de todos os alunos que realizaram o Enem. No entanto, eles são de difícil acesso e você não conseguirá extrair informações.

Mais Enem - Microdados Enem

Como fazemos o +Enem

O +Enem utiliza principalmente o formato de microdados para elaborar seus relatórios, pois assim consegue mostrar para as escolas diversas faces do exame, além de suas médias e taxa de participação. Com os microdados obtemos o perfil dos alunos, quais os interesses deles ao participarem do exame, índice de acerto em cada um dos 180 itens da prova, detalhamentos da nota da redação e muito mais. Além disso, todos esses dados são contextualizados e organizados em uma interface de navegação fácil, para toda a equipe da escola.

area_cliente_animada

O sistema que a Meritt desenvolveu trata esses dados brutos e os transformam em informações fáceis de serem lidas e interpretadas. A Meritt ainda disponibiliza dados de edições anteriores para que as escolas saibam como estão evoluindo com relação ao Enem e tenham ideia de como melhorar. E vamos além, mostrando comparações com escolas semelhantes, por área de conhecimento e redação e também a colocação da escola na cidade, no estado e no Brasil.

  • Conteúdo relacionado por Tag