em Enem & Vestibulares

Sua escola quer melhorar o desempenho dos alunos no Enem? Para isso, um dos primeiros passos é compreender o universo da prova – e ele vai muito além das médias finais. É preciso saber em quais itens os alunos tiveram mais dificuldade, qual foi a linha de raciocínio ao responder questões específicas, em quais disciplinas estão os maiores desafios, dentre outras informações que facilitam ações pontuais como, por exemplo, focar nas competências e habilidades necessárias para se diferenciar das escolas concorrentes. Mas como saber tudo isso?

Saiba o que são os microdados do Enem

Ao se inscrever no Enem, o aluno informa o seu nome, dados pessoais e em qual escola está concluindo o ensino médio. Ele também responde perguntas sobre suas motivações para fazer o exame, que tipo de faculdade quer cursar, se já trabalha, se tem internet em casa, sua renda, dentre outras. Após a realização das provas, as notas do aluno são calculadas e somadas à pontuação em cada uma das competências de redação. A alternativa que cada aluno marcou em cada um dos 180 itens também é registrada.

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) é o responsável – dentre outras atribuições – pela aplicação e correção do Enem. É ele que mantém esse banco de dados e divulga anualmente em formato de microdados – um grande e complexo banco de dados, com milhões de variáveis e linhas.

 

Explore os dados. Vá além das médias

Os microdados consistem no menor nível de agregação dos dados da avaliação e preservam o anonimato de cada aluno. A partir do conhecimento de especialistas em linguagem de programação e estatística, os dados podem ser tratados, gerando informações detalhadas ou gerais, que é o que move a plataforma +Enem.

Faça as perguntas certas

As médias divulgadas oficialmente representam somente a ponta do iceberg de dados gerados sobre o desempenho dos alunos no Enem. O trabalho da Meritt consiste em desbravar o iceberg e oferecer às escolas as respostas para as perguntas estratégicas e práticas que precisam ser feitas e ainda não têm respostas:

Tenha as respostas a um clique

Mais do que mostrar os dados, queremos que o +Enem subsidie a equipe pedagógica com conteúdos informativos e bem embasados sobre a avaliação para que tenham todas as respostas para as perguntas acima. Para criar o +Enem, nos apoiamos em materiais oficiais, extraoficiais e acadêmicos sobre o exame, na Teoria de Resposta ao Item (TRI), utilizada para a correção das provas objetivas do exame, e conteúdos relativos ao ensino médio. Tivemos intenso contato com especialistas da área de educação, como Dalton Andrade, consultor do Inep e professor do Departamento de Informática e Estatística da Universidade Federal de Santa Catarina, além da colaboração de professores especialistas em cada área.

Para nortear o trabalho, nós desenvolvemos o produto em etapas e ciclos de incremento dentro das escolas, diretamente com diretores, coordenadores e professores, pois somente assim seria possível entregar um produto que realmente falasse a língua dos profissionais que atuam nas escolas. Nossa equipe multidisciplinar, formada por educadores, desenvolvedores de software, designers, comunicadores e estatísticos trabalhou, mais uma vez, com paixão e comprometimento para dar vida aos números e criar o +Enem.

area_cliente_animada

Conte com a Meritt

A Meritt é referência em dados educacionais. Já trabalhamos com diversos tipos de avaliações, nos especializando em lidar com grandes volumes de dados educacionais, desenvolvendo soluções criativas e fáceis de usar para evidenciar as necessidades de aprendizado de cada aluno. Um destaque especial é o QEdu.org.br, criado e mantido em parceria com a Fundação Lemann. O QEdu é a maior plataforma de informações educacionais do Brasil, apoiado em duas bases de dados de extrema relevância: o Censo Escolar, com dados detalhados de infraestrutura e matrículas de quase 200 mil escolas, e a Prova Brasil, com dados de aprendizado e perfil de mais de 6 milhões de alunos de escolas públicas.

A intenção da Meritt com o +Enem também é promover ações mais inteligentes com facilidade, qualidade e uma incrível experiência de uso, comprovada por quem já usa nossos produtos.