em Enem & Vestibulares

Você já deve saber que o Enem é hoje um dos principais desafios para as escolas devido à importância que ganhou nos últimos anos. Mas os seus alunos têm consciência dessa relevância? Eles sabem como o Enem pode ser útil na vida deles? Levantamos algumas informações para que você consiga mostrar que eles também devem se preocupar com o exame.

Mais Enem - Evolução inscritos EnemDa primeira edição (em 1998) até hoje, o crescimento no número de inscritos ultrapassa 4000%, de acordo com dados do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep/MEC). Esse, aliás, é um número que vem em uma curva crescente, e os motivos são vários e todos muito importantes. Veja abaixo.

Ingresso no ensino superior público

Em 2009, o Governo Federal implementou o Sisu (Sistema de Seleção Unificada), que utiliza a nota do Enem como forma de ingresso em várias instituições públicas de ensino superior. A ideia é democratizar as oportunidades de concorrência às vagas federais de ensino superior por meio de um processo nacional. Assim, estudantes de qualquer estado podem concorrer a vagas de qualquer região.

Só no ano passado foram ofertadas 171.756 vagas em cursos superiores por universidades federais, estaduais e institutos federais em todo o Brasil. A crescente adoção do SiSU como processo seletivo, parcial ou integral, pelas universidades brasileiras, tem feito com que a cada ano o número de inscritos no Enem bata novos recordes. O que antes era apenas um exame para verificar a qualidade geral do ensino médio, hoje se tornou a principal porta de entrada no ensino superior público. Para obter outras informações sobre o programa, acesse: sisu.mec.gov.br

Acesso a universidades particulares

Bem antes das universidades públicas começarem a aceitar o Enem como forma de ingresso, muitas universidades particulares já recebiam estudantes utilizando a nota do Enem pelo ProUni (Programa Universidade para Todos), criado em 2004.

Estudantes que estão dentro de diversos requisitos – como ter estudado o ensino médio em escola pública ou particular com bolsa integral e renda familiar per capita de até três salários mínimos – podem pleitear uma vaga em curso superior de faculdades particulares que tenham aderido ao programa federal. Até o ano passado, o programa já havia atendido mais de 1,2 milhão de estudantes, sendo 69% com bolsas integrais. Outras informações sobre o programa estão disponíveis em: siteprouni.mec.gov.br

Certificação do Ensino Médio

Desde 2012, jovens maiores de 18 anos que ainda não concluíram o Ensino Médio podem obter a certificação de conclusão desta etapa de ensino utilizando apenas a nota do Enem. Para se ter uma ideia, em 2013 mais de 780 mil inscritos prestaram o exame somente com este propósito, segundo dados do Ministério da Educação (MEC).

Ao passar para o Enem a responsabilidade que antes era do Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja), novas regras foram estabelecidas. Agora, o candidato precisa informar esse propósito na inscrição e a instituição na qual pretende tirar a certificação, possuir no mínimo 18 anos completos na data da primeira prova do exame, atingir o mínimo de 450 pontos em cada uma das áreas de conhecimento do Enem e no mínimo 500 pontos na redação. Para entender melhor como funciona a certificação, acesse portal.inep.gov.br/web/enem/certificacao.

Intercâmbio internacional

Seus alunos vão entrar no ensino superior e já pensam em fazer um intercâmbio? Saiba que a nota no Enem pode ser muito útil para eles. Lançado em meados de 2011, o programa Ciência sem Fronteiras visa proporcionar a estudantes de graduação e pós-graduação a experiência de estudar em diversos países de excelência. Atingir o mínimo de 600 pontos no Enem é uma dos pré-requisitos para ser classificado no intercâmbio durante a graduação.

O programa tinha como meta conceder 101 mil bolsas até este ano, mas o governo federal anunciou há alguns meses a segunda etapa do Ciência sem Fronteiras com mais 100 mil bolsas. Caso os seus alunos ainda estejam indecisos sobre a inscrição no programa, mostre a eles alguns dos países que têm recebido estudantes brasileiros: Estados Unidos, Canadá, Alemanha, Itália, França, Reino Unido e muitos outros, que você pode conferir aqui: cienciasemfronteiras.gov.br/web/csf/graduacao.

Mas não adianta só mostrar como o exame é relevante, é preciso mostrar que a escola pode prepará-los adequadamente para arrebentarem nas provas. Sua escola tem conversado com os alunos sobre o exame? Conte pra gente nos comentários!