em Enem & Vestibulares

A prova do Enem se diferencia da maioria dos vestibulares do país por não ter uma separação clássica de disciplinas. A prova trabalha os conteúdos de diversas matérias de forma integrada. Por isso, o primeiro obstáculo a ser vencido na preparação dos alunos é a famosa “decoreba”.

Macetes costumam ser menos eficientes quando o assunto é o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). O bom desempenho do aluno vai depender do desenvolvimento do raciocínio e da interpretação de textos. Muitas escolas já vão além das médias superficiais liberadas pelo Inep e trabalham com a análise dos dados de desempenho e evolução dos alunos como ferramenta primordial para verificar a situação da escola no Enem e também para elaborar o planejamento pedagógico focado no exame. Mas fomos observar os colégios com as melhores avaliações no exame para apontar outras práticas interessantes que podem ser adotadas para auxiliar os estudantes.

1. Disponibilize comentários das questões

A primeira dica é oferecer no site da escola questões comentadas de provas do Enem realizadas em anos anteriores. Os colégios Objetivo, de São Paulo, e Bernoulli, de Belo Horizonte, que figuram entre os primeiros colocados da lista do Enem 2013 – divulgada no final do ano passado – são bons exemplos dessa prática. A ideia é fazer com que o aluno entenda melhor o desenvolvimento da questão.

Com esse material disponível no site da escola, os estudantes podem baixar as provas pela internet, resolvê-las como forma de treinar para o exame e depois conferir as explicações para cada questão, especialmente aquelas que erraram. Mais do que simplesmente conferir o gabarito, os alunos têm a oportunidade de aprender com os próprios erros e evita-los na próxima atividade.

2. Faça simulados e exercícios com itens do Enem

A segunda sugestão bacana é promover simulados com características semelhantes às provas do Enem. O objetivo principal é fazer com que os alunos comecem a se familiarizar com o estilo das questões. Primeiramente porque, como destacamos, o Enem tem características bem peculiares que o diferem da maioria dos vestibulares que os alunos costumam fazer.

Segundo porque, ao fazer um simulado, o estudante pode observar quanto tempo ele leva para responder às questões e aprender a administrar o tempo que terá para realizar todo o exame. Além disso, os simulados funcionam para lidar com a ansiedade de fazer a prova.

O colégio Objetivo, de São Paulo – primeiro na lista dos melhores avaliados do Enem – tem o simulado incluído na proposta pedagógica para o Ensino Médio. Outro exemplo de escola que está entre as que tiraram as melhores notas do exame e que também oferece simulados aos alunos é o Olimpo, do Distrito Federal.

3. Revise o conteúdo e monte plantões para tirar dúvidas

As escolas com melhores resultados oferecem aos estudantes plantões para tirar dúvidas e revisões programadas para fixar o conteúdo. Os plantões têm objetivo semelhante às questões comentadas e disponibilizadas pela internet.

A diferença essencial nesse caso é que, com as provas online, o aluno precisa de um grau de autonomia maior para compreender as perguntas que errou, fazendo a comparação com as respostas certas. Já no caso dos plantões, professores e monitores ficam à disposição para explicar pessoalmente aos estudantes.

No caso das revisões programadas, como o próprio nome sugere, a ideia é relembrar conteúdos, especialmente os que foram vistos há mais tempo e não estão fresquinhos na memória do aluno.

4. Tenha um planejamento pedagógico voltado ao Enem

Ter um planejamento estratégico serve para auxiliar na definição de metas. No campo pedagógico, esse planejamento deve incluir um direcionamento do conteúdo para a aprovação do aluno no Enem, da mesma forma como se faz um plano específico para preparar os estudantes para o vestibular.

O planejamento pedagógico deve descrever as atividades que serão feitas ao longo do ano para alcançar o objetivo de desenvolver as habilidades dos alunos para a prova do Enem. Para envolver os estudantes, uma dica legal é utilizar tecnologias e mídias, como internet e televisão, durante a realização das tarefas. Um bom plano precisa ainda de um acompanhamento contínuo a fim de garantir que tudo está saindo como planejado.

5. Avalie o que pode ser melhorado

Uma prática interessante que é adotada pelas escolas mais bem avaliadas no Enem é a avaliação dos resultados da prova obtidos pelos seus alunos. Com isso é possível identificar pontos fortes e fracos no que diz respeito à preparação dos estudantes.

Analise os dados fornecidos pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). O instituto fornece diferentes informações, como a média de desempenho dos alunos de cada escola por área de conhecimento. A partir desses números, é possível perceber qual disciplina deve receber mais atenção.

6dicas_topo_enem_3

6. Estimule o pensamento crítico dos alunos

Por fim, além de todas as dicas apresentadas acima, é importante estimular o desenvolvimento do senso crítico dos alunos. Essa característica será um diferencial na hora de responder as questões interdisciplinares do Enem.

Você tem outras sugestões bacanas para ajudar na preparação dos alunos e no desempenho das escolas na avaliação do Enem? Compartilhe conosco.

  • Conteúdo relacionado por Tag