em Clipping

Clipping +Enem: confira as novidades da 1ª semana de Agosto

Nesta semana os destaques na seção Enem é uma matéria sobre diferentes perfis de estudantes e como tirar o melhor proveito de cada perfil e o adiamento na data do simulado Hora do Enem. Em Educação, há várias matérias relevantes. Duas matérias falam sobre atividades para melhorar o aprendizado. O G1 fez uma matéria especial sobre a polêmica da proposta da “Escola sem partido”. Para fechar nossos destaques, trazemos uma excelente entrevista com a pesquisadora Bernadei Gatti sobre a formação dos professores no Brasil. Boa leitra.


 

ENEM

A três meses do Enem, veja dicas para estudar de acordo com seu perfil
Conheça cinco perfis de candidato, suas rotinas e as dicas de especialistas. Enem 2016 acontece nos dias 5 e 6 de novembro. Saiba mais.

Hora do Enem: Em razão da Rio-2016, MEC adia simulado online
O teste foi agendado para 3 setembro. A prova, que seria nesse sábado, poderia ter baixo número de acessos, segundo Ministério. Mais detalhes.


 

EDUCAÇÃO

Escolas apostam na ‘ginástica cerebral’ para estimular aluno
Jogos de tabuleiro e soroban, instrumento utilizado para cálculo, são usados em aulas em todo o País para melhorar concentração e memorização. Conheça.

Não consegue se concentrar por muito tempo? Entenda por que isso não é ruim
Você consegue ficar por horas no computador, navegando pela internet. Mas, quando chega a hora de estudar ou fazer qualquer outra tarefa, não fica concentrado por muito tempo e logo perde o foco. Saiba mais.

Projeto incentiva alunos a desenvolver soluções para problemas urbanos
Para trabalhar protagonismo e ação social, professor coloca alunos de nono ano para pesquisar e propor soluções para trânsito, abandono de animais e lixo. Saiba mais.

Ao que importa
No mesmo Congresso onde há propostas estapafúrdias inspiradas no Escola Sem Partido, tramita um projeto que altera profundamente o ensino médio. Saiba mais.

Queda da renda familiar é ameaça ao avanço da escolaridade no país
A necessidade de trabalhar adiou os planos de formatura de Lucas Tavares, 21, que cursa economia na UFRJ. Por causa da recessão, a empresa onde ele estagiava fechou, e a renda de seu pai —que trabalha como vendedor autônomo e o ajudava— caiu. Compreenda.

Entenda a polêmica em torno do ‘Escola sem Partido’
Movimento inspirou uma série de projetos de lei municipais, estaduais e federal, mas foi contestado pela AGU, MPF e associações de professores. Saiba mais.

As pessoas não farão cursos pelo celular, isso é loucura’, diz pesquisador
O canadense Stephen Downes, 57, se dedicou ao ensino a distância pelos últimos 25 anos. Pesquisador do National Research Council, do Canadá, ele e sua equipe desenvolveram diversas ferramentas de apoio ao ensino a distância ao longo de duas décadas, entre comunidades virtuais, sistemas de gestão de aprendizagem e softwares de distribuição de conteúdos. Leia a opinião.

Professores listam seriados e filmes para estudar história
Séries como “House of Cards” podem ajudar a entender contextos históricos, econômicos e até questões contemporâneas que pareçam super complexas nos livros. Veja a lista.

50 mil medalhas da Olimpíada de Astronomia dependem de vaquinha
Segundo o professor, orçamento caiu pela metade neste ano, e são necessários R$ 150 mil para a confecção de medalhas da OBA. Entenda

Especialista afirma que universidades brasileiras não estão realmente “formando” professores
Referência nacional, Bernardete Gatti discorre sobre os rumos da formação docente no Brasil. Leia a entrevista.

Um paralelo entre o sistema educacional brasileiro e o português
Além de trazer as experiências do país europeu na área de educação, Ilona Becskeházy traça um paralelo entre a experiência brasileira e portuguesa. Ilona fala sobre as políticas públicas educacionais em Portugal e as divergências com o sistema educacional. Ouça.

Você é introvertido e estuda? Este livro pode te ajudar a ajudar a enfrentar a escola
Quando o professor faz uma pergunta, os alunos extrovertidos podem levantar imediatamente as mãos, enquanto os introvertidos podem ser os que consideram cuidadosamente suas respostas antes de compartilhá-las. Conheça

 

  • Conteúdo relacionado por Tag