em Clipping

Clipping +Enem: confira as novidades da 3ª semana de Agosto

Essa semana o clipping está com matérias interessantes em todas as seções. Em Enem, pesquisa indica que quase 40% dos estudantes ainda não começaram a se preparar para o exame. Em Universidade, o destaque é uma pesquisa da Andifes, que indica o crescimento na presença de alunos negros e alunos de menor renda nas universidade federais. Em Educação uma outra pesquisa indica que, mantendo-se o atual ritmo de melhoria na proficiência dos estudantes brasileiros, serão necessários mais de 50 anos para que os alunos mais pobres alcancem o desempenho proposto para o Brasil alcançar 2022. Para quem atua no fundamental 1 sugiro o artigo discutindo a pertinência de crianças brincarem de Pokemon Go. E para fechar os destaques veja os vários eventos interessantes que estão com inscrições abertas. Boa leitura.

ENEM 

Enem 2016: 39% dos estudantes ainda não começaram a estudar
Apenas 14% estão se preparando desde ano passado, diz pesquisa com alunos do Rio. Surpreenda-se

Mãe cria rede de voluntárias para ficar com filhos de candidatas no Enem
Voluntárias se disponibilizam a cuidar de crianças para que as mães façam as provas em novembro. Mães e interessadas em ajudar podem se cadastrar. Saiba mais.

Enem deve mudar ‘só no ano que vem’, diz presidente do Inep
Maria Inês Fini, que assumiu órgão responsável pelo exame nacional em maio, diz que a prova deste ano já está feita e alterações devem ser feitas a partir de 2017. Leia a entrevista


UNIVERSIDADE 

Inscrições para vagas remanescentes do Fies começam nesta segunda
Candidatos devem acessar o site do programa. O prazo final depende do grupo no qual o candidato se enquadra, variando de 28 de agosto a 25 de setembro. Mais detalhes.

Mesmo após redução do Fies, duas de cada dez vagas não são ocupadas
Mesmo após a limitação de vagas a menos de metade das oferecidas em 2014, no auge do programa de financiamento estudantil, mais de duas em cada dez que foram abertas no ano passado e no primeiro semestre de 2016 não foram nem mesmo preenchidas. Entenda.

Cresce índice de alunos negros e de baixa renda nas faculdades federais
Estudantes pobres passaram de 40% em 2010 a 51% em 2014, diz pesquisa. Saiba mais.

Vagas remanescentes do Fies poderão ser distribuídas para qualquer curso
Antes, oportunidades priorizavam somente cursos de Engenharia e Saúde; Resolução do MEC foi publicada nesta segunda. Saiba mais.

USP é a melhor universidade da América Latina, segundo ranking
Repetindo a colocação desde quando a lista chinesa foi organizada, em 2003, a instituição também é a melhor do Brasil. Saiba mais.


EDUCAÇÃO

Horizonte preocupante
Estudo identifica que, no atual ritmo, demoraremos mais de 50 anos para que alunos mais pobres alcancem desempenho de países desenvolvidos. Surpreenda-se.

O futuro no presente
O que torna uma escola inovadora? O que permite que acompanhe a velocidade da sociedade, as mudanças profundas pelas quais o mundo passa e ajude a criar soluções novas para os problemas que se apresentam? Conheça.

Folha e Instituto Unibanco realizam seminário sobre gestão escolar
O evento, que tem apoio do Insper, buscará debater meios de melhorar a gestão de instituições de ensino e as maneiras mais eficientes de medir os impactos de ações que visam ao desenvolvimento da educação pública. Participe.

Educação 360 vai reunir sociólogos e educadores para discutir ensino
Terceira edição do evento acontece dias 23 e 24 de setembro, na Escola Sesc. Esta edição do Educação do 360 acontece em meio às discussões finais para a elaboração da Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Participe.

“Desafio olímpico” de matemática está com inscrições abertas
Para celebrar os Jogos Olímpicos e Paralímpicos 2016, é lançado no Brasil o Torneio Jogos do Conhecimento. Nessa competição, os estudantes participantes devem assistir ao maior número de videoaulas e realizar a maior quantidade de exercícios online. Conheça.

‘Pokemon Go’ não é destinado às crianças
Muitos pais se afetam tanto com os caprichos dos filhos. O capricho atual é jogar “Pokemon Go”. Então vamos enfrentar a fera, já que inúmeros pais querem saber se deixam o filho ter o jogo, qual a idade para começar, se pode prejudicar, se pode beneficiar, qual o tempo que se deve permitir que a criança se dedique ao jogo, como fazer para ela aceitar o limite de tempo etc. Leia a opinião.

Base curricular evita tratar arte como adorno, mas conteúdo é vago
A leitura das cerca de 30 páginas dedicadas especificamente ao ensino de arte –artes visuais, dança, música e teatro– entre as mais de 650 do projeto da BNCC (Base Nacional Comum Curricular), talvez fosse mais fácil se os interessados providenciassem cartelas e fizessem uma espécie de “bingo do academês”. Entenda.

Aulas de Educação Física mudam para aumentar inclusão
Escolas tiram o foco da técnica e apostam no desenvolvimento de habilidades e no conhecimento sobre corpo humano para atender estudantes com deficiência. Entenda.

Alunos vencem concurso literário utilizando caderno na nuvem
Professor incentiva trabalho colaborativo e reflexão sobre a cidade a partir de produção literária coletiva usando tecnologia. Conheça.

Currículos de países desenvolvidos incorporam as descobertas da neurociência
Outros países incluem o mapeamento de quais são as melhores idades para se introduzir certos ensinamentos. No Brasil, não incorporam a neurociência. O estresse crônico afeta o aprendizado das crianças e adolescentes. Ouça.

  • Conteúdo relacionado por Tag