em Clipping

Esta semana nossos destaques do clipping estão nas seções Universidade e Educação. Duas reportagens trazem os resultados da pesquisa realizada pela Associação Brasileira de Mantenedoras de Ensino Superior: Mais de 50% dos jovens que querem cursar universidade dependem do governo e Oito em cada dez jovens concordam com nota de corte para o Fies. Em Educação, muito conteúdo relevante. A matemática é destaque em duas matérias: uma sobre o método de ensino de Xangai e outra sobre a participação de escolas particulares na Olimpíada Brasileira de Matemática. O debate sobre a proposta da escola sem partido teve forte presença na imprensa. Selecionamos três matérias que consideramos irá contribuir para acompanharmos a discussão do tema. Boas leituras!

UNIVERSIDADE/Fies

Mais de 50% dos jovens que querem cursar faculdade dependem do governo
Pesquisa mostra que maioria conta com programas como Fies e Prouni. Os dados constam de uma pesquisa feita pela Associação Brasileira de Mantenedora de Ensino Superior (ABMES). Saiba mais.

Oito em cada dez jovens concordam com nota de corte do Enem para Fies
Oito em cada dez jovens e adultos que pretendem ingressar no ensino superior concordam com a nota mínima de 450 pontos no Enem para ter acesso ao Fies. Mais da metade dessas pessoas querem usar o financiamento para chegar à faculdade. Mais detalhes.

Ciência sem Fronteiras cancela novas bolsas para alunos de graduação
O governo federal vai interromper a concessão de novas bolsas de intercâmbio internacional para estudantes de graduação no âmbito do Ciência sem Fronteiras. As bolsas para universitários sempre foram o foco do programa, e representam 79% dos benefícios já concedidos. Entenda.

USP e Unicamp ficam entre as 12 melhores em ranking dos Brics
A USP e a Unicamp ficaram entre as 12 melhores instituições de ensino superior e pesquisa dos Brics, segundo o ranking internacional QS (Quacquarelli Symonds). Acompanhe.

TCU permite criação de 2.460 vagas para cursos de medicina
Medida cautelar suspendeu edital por suspeita de irregularidade na seleção. Saiba mais

Custos do Fies serão das escolas temporariamente, diz associação
Agora instituições precisar arcar com taxas administrativas dos contratos do Fies. Presidente de associação diz que ‘contribuição é momentânea.’ Saiba mais.


EDUCAÇÃO

Os segredos dos melhores professores de matemática do mundo
Método de ensino de Xangai, cidade mais populosa da China, vem se espalhando por escolas europeias. Entenda.

Escolas particulares vão participar de olimpíada de Matemática das públicas
Inclusão visa a melhorar o ensino da disciplina, diz Instituto de Matemática Pura e Aplicada; mudança ocorrerá a partir do ano que vem. Informe-se.

Aos poucos, perdemos a imagem social compartilhada da infância
Chegamos a um tempo em que é preciso ensinar adultos a olharem para nossas crianças para compreendê-las no que fazem e sentem.Aos poucos, perdemos a imagem social compartilhada da infância e, consequentemente, de como é uma criança. Leia a opinião de Rosely Sayão.

Escola sem Partido: entenda o que é movimento que divide opiniões na Educação
O Senado lançou nesta semana uma enquete em que toda a sociedade pode opinar contra ou a favor do projeto de lei 193/2016, de autoria do senador Magno Malta (PR-ES), que inclui entre as diretrizes e bases da educação nacional o programa Escola sem Partido. Compreenda.

Especialistas questionam proposta de incluir Escola Sem Partido em lei
O Ministério Público Federal encaminhou ao Congresso Nacional nota técnica em que considera “inconstitucional” proposta de incluir o programa Escola Sem Partido na Lei de Diretrizes e Bases da Educação. Saiba mais.

Consulta pública sobre Escola Sem Partido bate recorde de participação
Enquete do Senado recebeu opinião de 330 mil pessoas; nenhuma proposta teve tanta manifestação. Votos contra e a favor estão equilibrados. Acompanhe.

Aprendizado por projeto ou conhecimento estruturado?
Acredito muito no project-based learning (PBL), a metodologia de ensino que instiga os alunos a construírem o próprio conhecimento. Mas não descarto a necessidade de aulas estruturadas para completar o leque de conhecimentos necessários que toda criança deve aprender. Conheça.

Experiência de imigrantes inspira alunos em escolas de São Paulo
Colégios particulares da capital paulista chamam estrangeiros para conversas e aulas; estudantes se empolgam e desenvolvem a cidadania. Saiba mais.

Professora atende demanda dos alunos e usa vídeo para trabalhar gentileza
Aproveitando o gosto dos estudantes pelo YouTube, professora propõe criação de vídeos para melhorar a interação e colaboração na sala de aula. Conheça.

Como a família pode ajudar a desenvolver competências para o século 21
Publicação sobre educação familiar traz recomendações para contribuir com a formação integral de crianças e adolescentes. Conheça.

Total de alunos especiais em escolas comuns cresce 6 vezes em 10 anos
Políticas públicas, leis e conscientização da população provocaram mudança. Colégios exclusivos para pessoas com deficiência perdem espaço. Saiba mais.

  • Conteúdo relacionado por Tag