em Clipping

Clipping +Enem: confira as novidades da 4ª semana de Julho

Na seção Enem, todos as matérias selecionadas são destaques: a AppProva produziu um site com várias informações sobre o exame; o Uol publicou uma matéria sobre o uso de simulados e a revista Veja trás todos os temas de redação desde 1998. Em Universidade, o destaque é a repercussão da decisão do MEC de descontinuar o programa Ciência Sem Fronteira para alunos de graduação. E em Educação, como sempre, várias matérias interessantes. A Base Nacional Comum é destaque visto a decisão de fragmentar a entrega da versão final. Acrescentamos o programa Missão Aluno (produzido pela rádio CBN) como fonte do nosso clipping e nesta semana selecionamos a entrevista que detalha o que é a iniciativa da Europa e dos EUA de utilizarem o modelo de ensino de matemática asiático.  Outro destaque é um caderno especial produzido pelo jornal Folha de São Paulo, tratando da educação a distância. Boa leitura!


ENEM 

Enem, saiba tudo sobre o exame
Para apoiar gestores e professores na orientação dos alunos, nesta reta final para o exame, a startup AppProva produziu um site com várias informações sobre o exame. Confira.

Saiba como utilizar o simulado para melhorar a performance no vestibular
Mais pressão e menos tempo de preparação. O fim das férias de julho abre um novo ciclo de estudos para o candidato que vai enfrentar o vestibular no final do ano. Mais detalhes.

Confira todos os temas de redação da história do Enem
A redação representa 20% da nota final do estudante e os temas costumam estar ligados a assuntos da sociedade brasileira discutidos ao longo do ano. Saiba mais.


UNIVERSIDADE 

Acadêmicos apoiam corte de bolsas do Ciência sem Fronteiras; UNE critica
Para entidades de pesquisa, alto custo justifica fim de benefício para alunos de graduação. Entenda.

Ciência sem Fronteiras vai excluir graduação e focar no ensino médio
Programa será retomado com foco no ensino de línguas. Governo em exercício considera ‘elevado’ custo da graduação. Saiba mais.


EDUCAÇÃO 

MEC adia entrega do currículo do ensino médio na Base Nacional
A proposta é que o currículo dessa etapa seja incluído no documento após a aprovação do projeto de lei que flexibiliza o ensino médio. Acompanhe.

Necessidade de reorganizar ensino médio é unânime entre educadores
Os números do ensino médio são desalentadores. Menos de 10% dos alunos do país se forma com o conhecimento adequado em matemática. A proporção de estudantes que abandona essa etapa é o triplo do registrado nas séries anteriores. Leia a opinião.

Formação de professor desafia equilíbrio para ensinar religião, segundo a BNCC
A ideia central do projeto é evitar a armadilha de transformar essa disciplina em mera aula de catecismo disfarçada e usá-la para que os alunos aprendam a discutir os prós e contras de todas as diferentes tradições religiosas. Entenda.

O que os professores brasileiros pensam da educação?
Segunda edição da pesquisa Conselho de Classe traz opiniões sobre a profissão e o contexto educacional do país. Mais informações.

Realidade virtual toma a sala de aula em colégios de São Paulo
Jogo eletrônico Minecraft é estratégia para atrair alunos em Matemática, Ciências, Artes, Filosofia e desenvolver raciocínio lógico. Saiba mais.

Aprender a ensinar
Uma pesquisa publicada neste mês nos Estados Unidos analisou as políticas de formação de professores da Finlândia, Japão, Hong Kong, Shangai e mostrou que, apesar das diferenças, há algumas caraterísticas em comum. Conheça.

Reforma tenta levar princípios asiáticos de matemática aos EUA e à Inglaterra
Os asiáticos representam 30% da população do Vale do Silício. Eles ocupam as melhores universidades americanas e vagas na área de tecnologia por causa do raciocínio lógico matemático altamente desenvolvido. Ouça.

Lições valiosas sobre a importância da empatia na escola
Uma sala de aula com alunos e professores pode ser a faísca de muitas revoluções pessoais, em vez do automático ensino-aprendizado esperado pela sociedade. Saiba mais.

Escolas de SP aproveitam Jogos e levam o espírito olímpico para as aulas
Os Jogos Olímpicos do Rio vão centralizar as atenções do país a partir de sexta-feira (5), dia da abertura. Como o calendário de aulas será mantido em São Paulo, muitas escolas vão aproveitar o potencial interdisciplinar do evento para levar a Olimpíada para dentro da sala de aula. Confira.

Temer adia regra que reduziria em até 35% número de escolas com Ideb
O MEC decidiu adiar a aplicação de um dispositivo legal que reduziria em até 35% o número de escolas com dados divulgados do Ideb de 2015. Saiba mais.

Especial EaD da Folha de São Paulo
O jornal Folha de São Paulo realizou uma série de reportagens sobre educação a distância, com vários conteúdos interessantes: Educação no futuro será portátil, Curso on-line não pode servir só para diminuir os custos; Jovens com necessidades especiais recorrem à EaD para conseguir estudar; Aulas na internet ensinam a fazer móvel, desenho e penteado; Para educadores, EaD deve superar preconceito e focar em qualidade. Acesse o caderno.

  • Conteúdo relacionado por Tag