em Clipping

Enem

Enem 2015 exigirá ainda mais controle da ansiedade

Uma das mudanças no edital 2015 do Enem vai exigir maior controle emocional dos candidatos. Eles deverão estar na sala da prova às 13h, mas o exame só começará trinta minutos depois, quando os envelopes lacrados forem abertos na frente de todos. Para o candidato, essa meia hora de espera pode parecer uma eternidade. Continue a leitura.

Possíveis temas de redação para o Enem 2015

Todo ano o Enem traz temas de atualidade. A redação é de caráter dissertativo-argumentativo, e exige amplo domínio do candidato sobre o assunto proposto. O tema é escolhido conforme o cotidiano brasileiro. Separamos alguns temas possíveis para o Enem. Continue a leitura.

Plataforma corrige redação usando regras do Enem

Por meio de um aplicativo instalado no smartphone, o aluno bate uma foto de seu texto e consegue enviá-la para correção, mediante o uso de créditos adquiridos pela escola. Do outro lado, dois corretores leem o texto (um terceiro entra em ação em caso de notas muito distintas), fazem anotações e enviam devolutiva em até três dias. Continue a leitura.

Alunos podem estudar de graça pela internet para as provas do Enem

Com o final das inscrições para o Enem 2015, uma  boa alternativa na hora de estudar para o exame (marcado para os dias 24 e 25 de outubro) pode ser a internet. Existem vários sites que oferecem ferramentas interativas para ajudar o aluno a aprender todo o conteúdo para o Enem. Continue a leitura.

Travestis e transexuais já podem pedir nome social no Enem

Candidatos travestis e transexuais já podem solicitar o uso do nome social no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) pela internet. Para isso, basta acessar a página de inscrição do exame e enviar os documentos solicitados. O prazo para que isso seja feito é dia 26 de junho. Continue a leitura.

Inep poderá ressarcir inscritos no Enem que tinham direito a isenção, mas pagaram taxa

Há casos de inscritos que, após terem recebido veto à isenção, pagaram a taxa mas constaram posteriormente como isentos no registro da inscrição. O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep), que organiza o Enem, informou que o valor poderá ser ressarcido nestes casos. Não explicou no entanto como isso ocorrerá. Continue a leitura.

Universidades e Enem

Unipampa (RS) abre inscrições para o Vestibular 2015/2 via Enem

A Universidade Federal do Pampa (Unipampa) começa nesta segunda-feira, 15 de junho, o período de inscrições para o Vestibular 2015/2 para as vagas remanescentes dos cursos de graduação. Os interessados podem participar até 12 de julho. Continue a leitura.

Conselho de Graduação da USP aprova entrada pelo uso do Enem

Universidade debate formas alternativas de ingresso. A expectativa é de que as mudanças já entrem em vigor no processo seletivo deste ano. Para valer, ainda falta aprovação do Conselho Universitário, o órgão máximo da instituição. Continue a leitura.

Servidores federais em greve, se recusam a matricular alunos selecionados no Sisu de meio de ano

A coordenação local de greve do Sindicato dos Trabalhadores em Educação da Universidade Federal do Rio de Janeiro (Sintufrj) decidiu não realizar a inscrição dos estudantes aprovados pelo Sistema de Seleção Unificada (Sisu) na instituição. A medida, divulgada no site da entidade, ameaça o registro dos 3.731 alunos aprovados. Continue a leitura.

UFSC terá 50% das vagas a alunos de escola pública no vestibular deste ano

A Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) vai destinar metade das vagas do vestibular deste ano a alunos que fizeram o ensino médio na rede pública. Como novidade, a universidade aprovou também a criação de 227 vagas suplementares que usarão a nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) para seleção de alunos negros, quilombolas (preferencialmente de SC) e indígenas (de preferência da Região Sul). Continue a leitura.

Sisu e Prouni

Cai o número de candidatos inscritos no Sisu de meio de ano.

O Sisu registrou 1.192.622 candidatos inscritos na segunda edição deste ano – valor menos em comparação ao ano passado, quando 1.214.253 se inscreveram. No total, foram ofertadas 55.571 vagas em 72 instituições públicas de ensino superior. Em 2014, eram 51.412 vagas em 67 instituições de ensino. Continue a leitura.

Resultado do Sisu do segundo semestre de 2015 é divulgado

O resultado do Sisu (Sistema de Seleção Unificada) 2015/2 foi divulgado pelo Ministério da Educação (MEC) nesta segunda-feira (15). Foram selecionados estudantes para 55.571 vagas oferecidas por 72 instituições públicas de ensino superior. A matrícula deverá ser realizada nos dias 19, 22 e 23 de junho na instituição em que o aluno foi selecionado. Continue a leitura.

Inscrição no Prouni de meio de ano terminou nesta quinta-feira

O Prouni ofereceu este ano 116.004 bolsas em instituições privadas de ensino superior para alunos com renda familiar bruta de até 3 salários-mínimos. Serão 68.971 bolsas integrais e 47.033 parciais de 50%. Resultado da primeira chamada será divulgado em 22 de junho. Continue a leitura.

Educação

Como utilizar resultados de avaliações para melhorar o aprendizado

Para mostrar como isso é possível, vejamos o caso do Enem. Anualmente, o MEC, por meio do Inep, elabora e aplica o exame para milhões de estudantes brasileiros. Esta prova é fonte de milhares de dados que, se bem utilizados pela equipe da escola, ajudam a melhorar o desempenho no exame de forma expressiva. Continue a leitura.

Governo inicia nova avaliação da educação infantil em 2016

Critérios levarão em conta ofertas de vagas, infraestrutura, perfil dos profissionais, recursos pedagógicos e gestão do sistema. Os dados de qualidades serão produzidos a cada dois anos, a exemplos do que ocorre com o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb). Continue a leitura.

  • Conteúdo relacionado por Tag