em Enem & Vestibulares

Agora é oficial. Semana passada o MEC anunciou as datas do ENEM 2016. Datas no plural, isso mesmo, afinal são três momentos até as provas propriamente ditas. E para informar as escolas e orientá-las sobre como melhor aproveitar esse momento, o +Enem produzirá uma série de conteúdos. Neste artigo você encontrará todas as informações mais relevantes e uma proposta para aproveitar este momento.

Datas que a equipe pedagógica deve guardar

Inscrição: de 09 de maio a 20 de maio
Pagamento da taxa: até 25 de maio
Realização das provas: 05 e 06 de novembro

Etapas

No geral foram mantidas as características de anos anteriores, com algumas novidades.

Inscrição
Realizada exclusivamente através da internet. O aluno irá fornecer os dados de identificação (cpf e identidade), dados de contato (email e celular) e responder as perguntas do questionário de contexto (perfil socioeconômico).
Dica → O email do estudante será a principal forma de comunicação do Inep com o candidato, então é preciso que o aluno tenha um e-mail válido e que acesse periodicamente.

Pagamento da taxa (novidade!)
Mantendo a diretriz dos anos anteriores, os alunos concluintes de escola pública possuem automaticamente isenção da taxa de inscrição. Candidatos carentes podem solicitá-la através de formulário na página de inscrição.
O valor da inscrição é de R$ 68,00, pago através da GRU (Guia de Recolhimento da União), gerada automaticamente pelo sistema e que poderá ser quitada em agências dos correios, casas lotéricas e bancos.
Dica → Alunos que forem solicitar isenção na taxa de inscrição, devem se inscrever nos primeiros dias, pois a resposta não é imediata e o prazo para o pagamento será o mesmo.
Dica 2 → Só terá validade a GRU gerada pelo sistema de inscrição. Não adianta usar a versão preenchida a mão. 

Confirmação
Como nos anos anteriores, não será enviado pelos Correios. O participante deverá acessar a página própria para acompanhar.

Provas (novidade!)
As provas acontecerão dias 05 e 06 de novembro, sábado e domingo. Os portões serão fechados às 13:00 (hora de Brasília) e as provas iniciarão às 13:30. Este período de 30 minutos será utilizado ocupação dos lugares e procedimentos de segurança.
Atenção! Como procedimento de segurança a digital do candidato será registrada na ficha de identificação. Segundo o MEC essa coleta será através de um selo gráfico e irá impedir que outra pessoa realize a prova no lugar do candidato inscrito.
Dica→ Oriente seus alunos a divulgarem para os pais a data de realização das provas, alertando que na data e próximo a ela eles não irão se envolver em atividades que promovam distração ou comprometam a presença nos dias de prova (por exemplo, viagens com retorno próximo a 05 de novembro).

Aplicativo (novidade!)
O MEC anunciou a disponibilização de um aplicativo para dispositivos móveis, através do qual o candidato poderá acompanhar o seu processo de inscrição, receber notícias sobre o Enem, acessar seus resultados e falar com MEC.
(Até o presente momento o aplicativo não estava disponível na Google Play)

Plataforma de estudos
Semana passada o MEC anunciou o “Hora do Enem”. Trata-se de uma plataforma onde o aluno poderá acessar simulados online (o primeiro agora 30 de abril), exercícios e videoaulas. Link

Aproveitando o momento

Toda as escolas que possuem ensino médio, de uma forma ou de outra tem o Enem como uma referência. Afinal segundo o último Censo da Educação Superior, 22% dos matriculados nas universidades e faculdades em 2014 utilizaram o Enem (para as federais esse índice chegou a 75%!). Promover o crescimento contínuo no desempenho dos seus alunos, deve ser o objetivo de todas as escolas. Afinal, quanto melhor eles forem, mais a escola irá se destacar.
O momento de inscrição é uma excelente oportunidade para engajar alunos e professores para conquistarem grandes resultados no Enem .

Oportunidade

Provavelmente o seu aluno sabe que a data do Enem foi definida. Mas será que o seu professor já sabe? Será que seu aluno contabilizou que até o dia da prova, há 200 dias e neste período ele pode mudar totalmente a sua história de vida?

A escola não poderia transformar esse momento de inscrição no Enem, em um marco para a mobilização ?

Acreditamos que sim. E como toda grande jornada começa com o primeiro passo, convidamos a sua escola a dar o primeiro passo na mobilização de alunos e professores para o Enem 2016. E para isso propomos uma meta:

100% dos alunos e 50% dos professores (3º EM) inscritos no Enem 2016!

 Aceita o desafio?

Nos próximos posts iremos falar sobre motivação e mobilização de alunos e professores. Por hora, a missão é internalizar as datas entre a equipe gestora da escola e provocá-los em como aproveitar esse momento de inscrição.

Para ser informado da publicação dos nossos conteúdos, basta preencher o formulário abaixo.
[contact-form-7 id=”3740″ title=”Assinar newsletter”]

Usuários da plataforma +Enem, não precisam se cadastrar. Através do clipping serão informados das nossas publicações.

banner_horizontal logo wpensar 2

 


Para informações complementares sobre a inscrição no Enem 2016, veja aqui um matéria na página do MEC

  • Conteúdo relacionado por Tag