em Enem & Vestibulares

Microdados do Enem 2015 são divulgados

Sem alarde sexta-feira passada (17/03) o Inep divulgou em seu site a disponibilização dos microdados do Enem 2015. Este foi o período mais longo entre a avaliação e a divulgação dos dados. Na nota divulgada no site da autarquia não há nenhuma explicação para este atraso.
Os microdados representam o maior nível de detalhamento em relação ao Exame Nacional do Ensino Médio. Nele estão registrados para CADA UM DOS INSCRITOS  no exame:

  • idade, sexo, cor, município de residência;
  • Necessidades especiais e atendimento diferenciado;
  • Situação em relação a conclusão do ensino médio;
  • (para os concluíntes) A escola onde estuda;
  • Presença em um ou dois dias de prova;
  • Resposta a cada pergunta do questionário socioeconômico;
  • A opção de resposta marcada em cada um dos itens da prova;
  • Os pontos obtidos em cada competência da redação.

Deve-se se ressaltar que os nomes e documentos de identificação dos inscritos não estão disponíveis nos microdados.
Na opinião de Ricardo Fritsche, responsável pela área de tecnologia da Meritt, “nos microdados de 2015 há algumas pequenas mudanças no nome das variáveis, porém ao longo dos anos tem se mantido um mesmo padrão na organização dos dados e da documentação”. Entretanto, segundo Fritsche, como os dados de mais de 7 milhões de inscritos estão em um mesmo arquivo, a consulta a eles demanda o uso de softwares específicos e pessoal especializado. Por isso a dificuldade das instituições e pessoas de se apropriarem deles diretamente.

Atualização dos dados na Plataforma +Enem

Tão logo os dados foram disponibilizados a equipe da Meritt já iniciou o estudo da documentação e a verificação de consistência. Segundo Fritsche em 2015 há dados de duas aplicações do Enem, por isso é importante ter o cuidado de checagem. Até segunda-feira, 27/03 os usuários da Plataforma +Enem, já poderão analisar detalhadamente seus resultados, já com os dados atualizados.

Produção de conteúdos a partir dos dados

Com a intenção de promover nas escolas e na sociedade o uso de dados para a tomada de decisões em educação, a Meritt irá produzir uma série de conteúdos inéditos, a partir dos microdados Enem 2015. Alexandre Oliveira, responsável pela área de conteúdo da Meritt, destaca que a partir desses dados é possível a escola acessar uma riqueza de conhecimentos sobre o aprendizado dos seus alunos e compará-los ao de outras escolas de mesmo perfil. “Vejo o Enem como termômetro e seus dados como a temperatura de aprendizado dos alunos. A comparação com outras escolas, permite a comunidade ter mais um parâmetro externo de avaliação, evitando as distorções de um olhar autocentrado”.

A partir de abril os conteúdos passarão a ser disponibilizados. Através do clipping +Enem, os usuários da plataforma e demais interessados serão informados da divulgação.

A assinatura do clipping +Enem é gratuita e pode ser feita utilizando o formulário que está na proção superior direita desta página

  • Conteúdo relacionado por Tag