em Enem & Vestibulares

Todos os anos, milhões de pessoas fazem o Exame Nacional do Ensino (Enem), hoje uma das principais portas de entrada para o ensino superior no país. Grande parte passou o ano inteiro estudando e se dedicando para arrebentar na prova. Mas nem sempre as coisas saem como esperado. Tanto que, em 2014, cerca de meio milhão de alunos tiraram nota zero na redação.

O Enem não é uma prova de sorte. Ao contrário, a TRI busca exatamente identificar chutes e desconsiderar pontos. Por isso, é preciso estudar. Mas focar mais em um assunto que o aluno não domina para que ele possa se sentir mais preparado às vezes pode não ser a melhor estratégia. Você sabia, por exemplo, que as mesmas competências e habilidades foram as que mais puxaram questões nas edições de 2010, 2011 e 2012?

Ciências da Natureza

Em 2012, foram pelo menos nove questões que buscavam “caracterizar materiais ou substâncias, identificando etapas, rendimento ou implicações biológicas, sociais, econômicas ou ambientais de sua obtenção e produção” na prova de Ciências da Natureza. Essa é a descrição da habilidade número 25 da competência de número 7 da Matriz de Referência do Enem.

Veja abaixo o exemplo de uma questão de nível difícil desta habilidade cobrada na prova do Enem de 2012. Esta questão, da disciplina de Química, exigia que o candidato conhecesse a estrutura e propriedades de hidrocarbonetos.

CN - C7H25

Ciências Humanas

Esse padrão também se repetiu nas demais áreas do Enem. Em Ciências Humanas, a habilidade número 26 da competência número 6 (Identificar em fontes diversas o processo de ocupação dos meios físicos e as relações da vida humana com a paisagem) teve 9 questões nas edições de 2010, 2011 e 2012.

Veja abaixo o exemplo de uma questão de nível difícil desta habilidade cobrada na prova do Enem de 2012. Esta questão, da disciplina de Geografia, exigia que o candidato conhecesse a estrutura interna da terra; estruturas do solo e do relevo; agentes internos e externos modeladores do relevo.

CH - C6H26

Linguagens e Códigos

Na área de Linguagens e Códigos, foi a habilidade número 17 da competência 5 (Reconhecer a presença de valores sociais e humanos atualizáveis e permanentes no patrimônio literário nacional) que dominou as provas de 2010, 2011 e 2012. Nessas três edições, foram 10 questões em cada prova.

Veja abaixo o exemplo de uma questão de nível difícil desta habilidade cobrada na prova do Enem de 2012. Esta questão, da disciplina de Literatura, exigia que o candidato conhecesse as articulações entre os recursos expressivos e estruturais do texto literário e o processo social relacionado ao momento de sua produção.

LP-C5H17-2012

Matemática

“Identificar representações algébricas que expressem a relação entre grandezas” foi a habilidade (habilidade número 19 da competência número 5) que mais teve questões nas provas de Matemática do Enem de 2010 a 2012.

Veja abaixo o exemplo de uma questão de nível médio desta habilidade cobrada na prova do Enem de 2012. Esta questão, da disciplina de Matemática, exigia que o candidato tivesse conhecimento sobre equações e inequações.

MT-C4H19-Médio

Há várias ações que a sua escola pode implementar  para melhorar o desempenho dos alunos e garantir que eles não vão errar questões que contemplem essas habildiades no Enem. Sua escola trabalha essas habilidades com os alunos? Se mais questões dessas habilidades caírem no Enem 2015, eless estarão preparados?

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