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Conforme prometido pelo Inep, hoje (22 de dezembro) foram divulgados os resultados das escolas no Enem 2013. Os resultados detalhados também já estão disponíveis e mostram, além das médias das escolas, o desempenho dos alunos e muito mais.

Mantendo o padrão de anos anteriores, a primeira divulgação ocorreu através de planilha eletrônica, contendo os resultados de todas as escolas com mais de 50% de alunos participantes no Exame.

Nosso time estava de prontidão e já incorporou no +Enem (e no QEdu) os dados oficiais de 2013 – em tempo recorde, diga-se de passagem. Além disso, fizemos uma rápida análise sobre os novos indicadores divulgados e os dados de todas as escolas. Confira abaixo alguns destaques:

Total de escolas participantes

Ao todo, 14.715 escolas tiveram seus resultados divulgados, somando exatos 1.218.812 matriculados e 878.638 participantes que concluíram o ensino médio em 2013. Veja a nota oficial sobre os critérios de divulgação.

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Localização das escolas

Pela primeira vez os dados da planilha identificam se a escola está localizada em área urbana ou rural. Essa informação é mais relevante para as redes públicas, em especial a estadual, que possui a maior concentração dessas escolas (como pode ser visto na tabela abaixo).

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Porte da escola

Buscando valorizar o uso de novos parâmetros para a comparação de resultados, o Inep organizou as escolas em 4 grupos, segundo o número de alunos matriculados no 3º ano: 1 a 30 alunos, 31 a 60 alunos, de 61 a 90 alunos e acima de 91 alunos. Na tabela abaixo observamos que metade das escolas privadas, com resultados no Enem 2013, possuem 30 ou menos alunos no 3º ano.

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Participantes com necessidades especiais

Em resposta a demanda da sociedade de dar visibilidade a inclusão de pessoas com deficiência, o Inep divulgou o número de alunos que no momento de inscrição informaram essa condição. Entre as privadas, 375 escolas tiveram ao menos 1 alunos com necessidade especial.

Indicador de nível socioeconômico (INSE)

Divulgado quando as escolas tiveram o acesso aos resultados preliminares, no início de dezembro, o nível socioeconômico foi incorporado a planilha e agora é público. A divulgação desse indicador é um esforço do Inep de incentivar a contextualização dos resultados e também subsidiar a comparação mais justa.

“Na análise de dados educacionais, é particularmente necessário descrever o contexto social dos alunos, que tem grande influência nos resultados”, afirma o presidente do Inep, Chico Soares.

Na divulgação deste ano foram utilizados 7 níveis, que levam em conta o nível de escolaridade dos pais e detalhes sobre a posse de bens e contratação de serviços pela família dos estudantes. A tabela abaixo apresenta a porcentagem de escolas em cada nível socioeconômico, segundo a dependência administrativa.

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Desde a concepção do +Enem, antevendo a necessidade de contextualização para a comparação de resultados, fomos pioneiros na utilização de dados socioeconômicos para a definição dos grupos de Escolas Semelhantes e Referência, presentes nos relatórios do +Enem. Você pode visualizar a nota técnica oficial do Inep e tirar dúvidas em nosso artigo sobre indicadores de contexto.

Indicador de formação docente

Seguindo a linha de contextualização dos resultados da escola, o Inep também divulgou o indicador de formação docente. Basicamente ele indica a porcentagem de professores do ensino médio que possuem a formação adequada a disciplina que leciona. Os dados para o cálculo desse indicador foram obtidos do Censo Escolar, conforme informado em nota técnica oficial. O indicador foi divulgado em forma de porcentagem e também agregado em dois grupos: abaixo e acima de 50%.

Percentual de alunos por nível

Para permitir que as escolas avaliem a representatividade das suas médias, o Inep apresentou, pela primeira vez, a porcentagem de alunos distribuídos em 5 níveis de notas. As faixas dos níveis são as mesmas do boletim liberado para as escolas no início do mês. É preciso estar atento porque os valores para as provas objetivas e redação não são os mesmos. Mais detalhes estão na nota oficial divulgada junto com a planilha.

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Média dos 30 melhores alunos

Segundo o Inep, a divulgação dessa média busca oferecer a sociedade uma referência para a comparação de resultados entre as escolas. Nosso time sugere atenção no uso desse valor para a comparação.

Segundo Ricardo Fritsche, co-fundador da Meritt, “40% das escolas não tiveram a divulgação dessa média, pois tiveram menos de 30 alunos participantes. E mesmo entre aquelas que tiveram a divulgação, esse resultado pode ser pouco representativo, já que mesmo entre os trinta primeiros alunos pode haver grande heterogeneidade de notas”.

Veja agora a evolução da sua escola no +Enem

Como mencionamos, nosso time trabalhou nos dados e incorporou na plataforma em tempo recorde. Com isso, ao acessar o +Enem, você já pode conferir a evolução da sua escola de 2009 até 2013, iniciando o planejamento pedagógico de 2015 com a certeza de um alto desempenho, focado nos resultados reais dos alunos, visando metas e ações concretas e de grande impacto. Veja como usar os dados de evolução dos últimos 5 anos.